Serra do Guararu sofre consequências das chuvas

Estrada Guarujá-Bertioga ainda sofre efeitos das chuvas
O problema mais grave, segundo os moradores, se concentra entre os quilômetros 9,5 e 13

Matéria extraída de: https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/estrada-guaruja-bertioga-ainda-sofre-efeitos-das-chuvas/133396/

 

As águas de março, que deixaram centenas de desabrigados, principalmente nos morros da Região Metropolitana da Baixada Santista, destruíram alguns pontos da Rodovia Ariovaldo de Almeida Viana (SP-61), conhecida como Guarujá-Bertioga, que até hoje não foram recuperados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

O sofrimento maior é dos caiçaras que moram às margens, que encaminharam imagens de alguns trechos, mostrando acostamentos intransitáveis - colocando em risco a vida de motoristas que precisam parar emergencialmente e de pedestres que os utilizam para acessar o transporte público -, postes caídos e ameaçando casas, trechos interditados com uso de cones - obrigando motoristas a trafegar pela contramão -, e restos de lama e vegetação amontoadas aguardando remoção.

O problema mais grave, segundo os moradores, se concentra entre os quilômetros 9,5 e 13. Também na região ocorreu um óbito na ocasião das chuvas, além de perdas parciais e totais de casas. Há deslizamentos também às margens do Canal de Bertioga e em áreas dos loteamentos Iporanga, Tijucopava e Sítio São Pedro, que dão acesso às praias, alguns bastante perigosos.

"Precisamos de ajuda para resolver esta situação. Estamos com a estrada com postes de energia elétrica caídos e necessitando de manutenção urgente, principalmente aonde teve danos das fortes chuvas do início de março. Até o momento, tudo está parado sem qualquer previsão de resposta. Não dá pra ficar esperando chover de novo. Alguém precisa resolver isso", reclama o secretário geral da Associação dos Moradores e Amigos da Cachoeira da região do Rabo do Dragão, Sidnei Bibiano Silva dos Santos.

DER E PREFEITURA

O DER informou ontem que contratou as obras emergenciais para correção da pista, onde houve uma trinca longitudinal de aproximadamente 120 metros, o reparo de duas linhas de tubo nos quilômetros 13,7 e 13,9, e a construção de muro de arrimo. A partir de segunda-feira (30) a empresa dará início na mobilização do canteiro de obras. O prazo previsto de conclusão é três meses.

A Defesa Civil de Guarujá informa que as equipes foram nos loteamentos e deram as recomendações a serem adotadas pelos proprietários. Dentre elas, a remoção do material, obras de contenção, interdições, entre outras.

 

aqui
WhatsApp Image 2020-06-08 at 16.54.44