Sala de Operações da Secretaria de Meio Ambiente de Guarujá

Diretor do Centro Técnico Regional de Fiscalização visitou e aprovou as instalações

 

Matéria Extraída do Diário Oficial do Município de Guarujá - 22 de junho de 2016

 

Representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente visita Sala de Operações do Município

A Prefeitura já montou a sala de operações com os equipamentos recebidos do Estado para monitorar áreas invadidas ou com risco de apropriações

 

Na última quinta-feira, 16, a Prefeitura de Guarujá recebeu a visita de um representante da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. João Thiago Wohnrath Mele veio conhecer a Sala de Operações instalada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ouvir sobre o planejamento de ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista.

O Governo Estadual está trabalhando para impedir novas ocupações irregulares e promover moradias para aqueles que vivem em áreas de risco. O programa atua em ocupações irregulares que deverão ser visitadas semanalmente. As situações mais críticas devem ser tratadas com prioridade. O levantamento das apropriações somam mais de 20. Dois loteamentos já foram comprados pela Prefeitura para construção de moradias populares.

A plataforma da Sala de Operações utiliza informações geográ- ficas de programas específicos de pesquisa. Neste espaço, todas as informações da Polícia Militar Ambiental e fiscalização estadual serão integradas ao trabalho da fiscalização municipal. No mês passado, a Prefeitura recebeu da Secretaria Estadual um veículo do tipo caminhonete, um computador de alta capacidade, televisão, trena eletrônica, binóculos, câmera fotográfica, impressora e outros equipamentos.

Segundo o diretor do Centro Técnico Regional de Fiscalização III e representante da Secretaria Estadual, João Thiago Mele, a visita à Cidade cumpre uma etapa do convênio entre a Prefeitura e o Estado. “A instalação da Sala de Operações ficou muito boa, atendeu nossas expectativas e vem para contribuir com o incremento da fiscalização ambiental em Guarujá”.

O modelo do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Litoral Paulista tem como base o programa Serra do Mar, que foi desenvolvido com sucesso em Cubatão. A vertente habitacional tem o mesmo objetivo: remoção das famílias para moradias estruturadas com o conforto planejado.

Para a secretária municipal de Meio Ambiente, o programa amplia as ações de prevenção e defesa do ecossistema. “Iniciamos em 2014 e hoje estamos na fase de entrega e formulação do planejamento da sala. Um grupo de profissionais técnicos da Prefeitura será treinado pela Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) e Secretaria do Estado. Eles vão manusear, alimentar e controlar todo o sistema de informações integrado entre os setores que fazem o trabalho da prevenção de invasões e preservação das unidades de conservação”, esclarece.

Desde 2010, a chefe do Executivo faz gestões junto ao Governo do Estado alertando que o projeto de recuperação socioambiental da Serra do Mar precisava ser expandido para os municípios litorâneos. Guarujá foi a primeira cidade a assinar o termo de adesão ao programa, no primeiro semestre de 2014, e também será uma das primeiras cidades com projetos na Serra de Santo Amaro, que beneficiarão 5 mil famílias residentes em encostas e zonas de risco em bairros como Vila Baiana, Vila Júlia, Cachoeira e Bela Vista

aqui
4