ISSA participa de "Caminhão conhecendo os ODS"

10 de outubro de 2022, por equipe ISSA. 

No dia 08 deste mês de outubro de 2022, das 10h às 17h, o Guarujá sediou na Praça 14 Bis, em Vicente de Carvalho, o "Caminhão conhecendo os ODS", que tem como foco trazer a prática dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas cidades, nos Governos, nas Escolas e nas Universidades.

O evento, que percorrerá cerca de 13 cidades do Brasil dentre os dias 27 de agosto a 12 de fevereiro de 2023, visa abranger todo tipo de público, trazendo oficinas, atividades práticas, realidade virtual, exposições, rodas de conversa, trocas de experiências, talks, bate papos, vídeos interativos e dezenas de atividades, divididas dentro e fora do caminhão, além de Talks para empresas, universidades e instituições discutirem o que tem sido e o que deve ser feito dentro de cada cidade, estado e país.

O evento possibilita levar a população um conhecimento sobre as metas internacionais que vem sendo cumpridas nas cidades, e na edição de Guarujá reuniu representantes do poder público, instituições de ensino, empresas ligadas ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e instituições não-governamentais.

Maiores informações sobre o "Caminhão Conhecendo os ODS" e suas atividades podem ser conferidas aqui: https://conhecendoosods.com.br/caminhao/sobre-o-evento/.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS

Os ODS são compostos por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, que abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, e representam um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Esses objetivos foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até o ano de 2030.

Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, redução das desigualdades, energia, água e saneamento ambiental, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.

Os ODSs são importantes para fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social nos governos e nas empresas à nível global. No universo corporativo, por exemplo, esses objetivos tornam os negócios mais eficientes e responsáveis, possibilitando um ambiente de inovação e mais competitivo. Por sua vez, na administração pública esses objetivos possibilitam uma redução nos gastos públicos e uma maior eficiência na gestão administrativa, possibilitando uma melhor qualidade de vida para a população.

Participação do Instituto de Segurança Socioambiental no evento

O ISSA esteve presente com sua equipe na tenda relacionada ao 13º objetivo, "Ação contra a mudança global no clima", junto ao pessoal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Guarujá. 

Na oportunidade, o ISSA fez uma apresentação com o tema "O papel das Unidades de Conservação nas Mudanças Climáticas", levando aos espectadores um panorama de como se deu a relação do Homem com o meio Ambiente ao longo de nossa história, e como nosso modelo de vida, especialmente nos últimos 200 anos, tem impactado o meio ambiente. Por fim, discorreu-se sobre as movimentações internacionais voltadas para a preservação do meio ambiente e como as Unidades de Conservação de Guarujá, com o seu modelo de gestão participativa, possibilita uma melhor tomada de decisão pelo poder público no enfrentamento das questões ambientais.

 

aqui
ODS - ONU
Mural de informa?es ODS
Tenda do evento.2
Tenda do evento
Banner ISSA.2
Banner ISSA
Apresenta??o de dan?a
Apresenta??o no evento