Guarujá promove última reunião sobre nova APA Serra de Santo Amaro

24 de maio de 2021, por equipe ISSA. 

Encontro on-line será aberto ao público e tem início previsto para às 18 horas no Facebook e YouTube

Guarujá dá mais um passo para formalizar a criação de uma nova Área de Proteção Ambiental (APA), a da Serra de Santo Amaro. A audiência pública on-line será conduzida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e acontece na próxima terça-feira (25), às 18 horas. A transmissão será feita nas páginas da pasta e da Prefeitura no Facebook, bem como no YouTube.

O objetivo do Município é garantir o envolvimento dos membros da sociedade civil no processo, uma vez que somente com a efetiva participação de todos será possível sanar dúvidas a respeito do tema e, até mesmo, aprimorar o plano de criação da APA por meio de sugestões.

O encontro virtual contará com a presença da gerente de projetos e relações institucionais do Grupo Tribuna, Arminda Augusto e do diretor presidente do Instituto de Segurança Socioambiental (ISSA), João Leonardo Mele.

A Semam receberá perguntas e opiniões até as 19 horas do dia 25 pelo número de whatsapp (13) 3308-7888 ou durante a transmissão nos canais virtuais. Ao fazer uma manifestação, os munícipes devem se identificar com nome completo, CPF e endereço.

É recomendável, mas não obrigatório, que os interessados façam uma consulta prévia dos estudos técnicos realizados para o desenvolvimento da nova APA. Assim, é possível inteirar-se sobre o assunto e elaborar perguntas mais aprofundadas. Para isso, bastar acessar www.guaruja.sp.gov.br/apa-municipal-da-serra-de-santo-amaro/.

“A instituição da APA da Serra de Santo Amaro só nos aproxima da realização do Corredor Ecológico da Cidade, que ligará a região à APA da Serra do Guararu (já instituída). Teremos metade do território da Cidade preservado, gerando inúmeras oportunidades, como o desenvolvimento significativo do turismo ecológico”, ressalta o secretário de Meio Ambiente.

Serras do Guararu e de Santo Amaro

A primeira Área de Proteção Ambiental (APA) a ser instituída em Guarujá foi a da Serra do Guararu. Ela compreende toda a região do Perequê, próximo à divisa com Bertioga, em área conhecida como Rabo do Dragão. Em 2018, foi reconhecida como exemplo em eficiência de governança, sendo classificada como a terceira melhor do Brasil.

A Serra de Santo Amaro é a mais extensa da Cidade. Ela cobre bairros como Astúrias, Pitangueiras e Enseada, chegando próximo ao Perequê, e partindo por todos os bairros de Vicente de Carvalho até chegar à região da Base Aérea. Juntas, as duas APAs formarão o Corredor Ecológico de Guarujá. (Fonte:https://www.guaruja.sp.gov.br/noticias 21/05/2021)

aqui
apa-santo-amaro-guaruja