Guarujá firma parceria com a organização internacional de desenvolvimento sustentável ICLEI

12 de março de 2022, por equipe ISSA. 

A Prefeitura de Guarujá associou-se a organização internacional ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, por meio de um termo de filiação assinado pelo chefe do Executivo. A parceria foi oficializada na edição do Diário Oficial do Município do dia 08 de março de 2022. 

A adesão de Guarujá possibilitará ações para uma cidade mais verde. Desta forma, Guarujá também passa a ter acesso a capacitações on-line para: análises de riscos e vulnerabilidades climáticas; elaboração de inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e de plano de ação climática; e ainda garante participação nas sub-redes da organização voltadas para áreas de proteção locais. Outro benefício é o recurso denominado ‘Rede CITYFOOD’, iniciativa que estimula a agricultura urbana e periurbana, visando promover mais segurança alimentar e inclusão social.

A APA DA SERRA DO GUARARU COMO MODELO DE GOVERNANÇA AMBIENTAL

A aproximação entre Guarujá e o ICLEI teve início em 2018, após a organização premiar a Área de Proteção Ambiental - APA da Serra do Guararu como modelo em eficiência e governança. O reconhecimento só foi possível graças à adesão do Município ao Projeto Área Protegidas Locais, iniciativa da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, desenvolvida em parceria com a organização e a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

No ano passado, a premiação gerou uma segunda conquista. Convidada pela UICN, Guarujá apresentou a Apa da Serra do Guararu, localizada na região do Rabo do Dragão, como case de sucesso no Congresso Panorama – Soluções para um Planeta Saudável, realizado em Marselha, na França.

Destaque em Guarujá por abrigar um conjunto de remanescentes de floresta ombrófila densa – uma espécie de vegetação com árvores de até 40 metros de altura, manguezal e restinga – a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Guararu, localizada no Rabo do Dragão, recebeu notoriedade como ‘solução inspiradora’ em uma publicação da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O ICLEI -  Governos Locais pela Sustentabilidade

O ICLEI promove o diálogo entre aproximadamente 2.500 governos, situados em mais de 125 países. São milhares de instituições unidas sob um único propósito: impulsionar ações locais de emissão de baixo carbono, baseadas na natureza de forma equitativa, resiliente e circular. Sobretudo, com o respaldo de especialistas capazes de fornecer treinamento e estimular parcerias de sucesso.

aqui
APA da Serra do Guararu
Iclei