10 anos do ISSA é tema de notícia de jornal regional

Órgão que ajudou a criar Área de Proteção Ambiental de Guarujá completa uma década

Confecção da APA da Serra do Guararu, de 2012, teve participação do Instituto que chega a dez anos nesse mês

Da redação

Publicado em 22/10/2020 às 13:10

 

O Instituto de Segurança Socioambiental (ISSA) completa 10 anos neste mês. O órgão foi fundado em outubro de 2010, pelo ex-comandante da Polícia Militar Ambiental João Leonardo Mele, O objetivo era lutar pela preservação da extensa área verde de Guarujá e promover iniciativas de cunho socioambiental na cidade e criar um projeto de revitalização ambiental para a região da Enseada.

No ano de sua criação, 2010, o instituto foi incumbido de viabilizar o projeto de criação da Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra do Guararu, objeto de algumas ações pela SOS Mata Atlântica. De acordo com Mele, hoje diretor-presidente do Instituto, A APA da Serra do Guararu foi fundamental tanto para o Instituto quanto para o Guarujá. “Foi a partir desse objetivo pessoal de um grupo de entusiastas por Guarujá  que transformou o sonho em realidade. Mas para abraçarmos algo tão grande precisaríamos formalizar nossa iniciativa e angariar os parceiros para que pudéssemos corresponder à responsabilidade."

A gestão compartilhada do território da APA da Serra do Guararu, com a parceria do poder público e da sociedade civil,  recebeu o reconhecimento da entidade internacional do Local Governments for Sustainability (ICLEI), em dezembro de 2018, como uma das três melhores do Brasil. 

Por que uma APA?

Área de Proteção Ambiental (APA) é o nome dado para uma área natural extensa composta por importantes atributos ambientais, neles inclusos a fauna e flora. A grande diferença entre uma APAe outras áreas de proteção integral é que a primeira permite a compatibilização entre proteção ambiental, com atividades humanas e econômicas, enquanto a segunda não pode ter sua estrutura alterada.

A criação de APA’s dentro de perímetros urbanos é a melhor opção para garantir o desenvolvimento da região, por meio de políticas ambientais elaboradas visando a manutenção do bioma e a exploração ordenada do espaço. Um exemplo é a criação do turismo ecológico.

Corredor ecológico

Atualmente, o Instituto realiza estudos preliminares para criação do Corredor Ecológico Municipal de Guarujá. A viabilização dele depende da formação de mais uma APA, a da Serra de Santo Amaro. Mais extensa que a da Serra do Guararu, ela cobrirá grande parte da Cidade, indo até próximo da região da Base Aérea de Santos, que fica em Vicente de Carvalho.

O Corredor Ecológico seria a junção na prática das APAs da Serra do Guararu e Serra de Santo Amaro. Isso faria com que mais de 45% do território do município se torne Unidade de Conservação. De acordo com a gestão do ISSA, os estudos técnicos estão sendo finalizados pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e o corredor poderá ser uma realidade no futuro.

 

Notícia extraída na íntegra de: https://costanorte.com.br/cidades/guaruja/%C3%B3rg%C3%A3o-que-ajudou-a-criar-%C3%A1rea-de-prote%C3%A7%C3%A3o-ambiental-de-guaruj%C3%A1-completa-uma-d%C3%A9cada-1.242299

aqui
WhatsApp Image 2020-11-03 at 18.25.31